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PROPOSTA PEDAGÓGICA

   A educação, considerada como um processo para o desenvolvimento humano, instrumento gerador das transformações sociais, deve ser base para adquirir a autonomia, para melhorar a qualidade de vida, para promover o desenvolvimento cultural, econômico e social e para inserir o homem no mercado de trabalho. A Educação, no Planalto Central, mais especificamente em Valparaíso, entorno do Distrito Federal, deve manter uma profunda simbiose com a capital do país, dada a sua proximidade geográfica para, assim, usufruir  da  grande diversidade cultural que a região detém.   

   Essa população multicultural tem o privilégio de viver numa região de riquíssima variedade de flora e fauna, a qual necessita de preservação. A formulação de uma política de desenvolvimento auto-sustentável que garanta a qualidade de vida presente e futura dessa região só se concretizará com a formação de cidadãos conscientes, críticos e solidários com essas questões, e ainda, capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem, no plano pessoal e no coletivo. Para tanto, o processo educativo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico e reflexivo, a capacidade para análise e síntese, o auto conhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade.  Desta forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a conhecer-se, desenvolver a capacidade afetiva, possuir uma visão inovadora, enfim, ser feliz.

 

O SER HUMANO


   O homem é um ser social, cuja ação se situa em seu próprio tempo e espaço e que, por meio de criatividade, necessidades, habilidades e conhecimentos, transforma a si mesmo e a realidade. O homem produz continuamente a sua existência e, nesse processo de construção de sua própria história, a sua ação sobre a natureza, através de seu trabalho, produz e transforma o mundo. Assim, a formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, o saber inovar, o saber refletir, o saber fazer, o saber relacionar-se, o saber ser crítico, o saber ser ético, o saber ser feliz.

 
A ESCOLA

   A escola, como um espaço social, deve propiciar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como proporcionar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como ponto de partida a realidade do estudante.
Nesse contexto, deve possibilitar ao estudante a aquisição de uma consciência crítica, a oportunidade para refletir e compreender o verdadeiro sentido da vida e do agir humano, que lhe amplie a visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e do homem com a natureza.

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